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Título: Modelos de supervisão pedagógica: um estudo de caso entre o sector público e o sector privado na R.A.M.
Autor: Ferreira, Sara Carolina Granito
Orientador: Kot-Kotecki, Ana Maria França Freitas
Palavras-chave: Supervisão pedagógica
Papel do supervisor
Setor privado
Setor público
Supervision
Role of the supervisor
Private sector
Public sector
Madeira (Portugal)
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Data de Defesa: 11-Jan-2017
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal dar uma visão mais ampla sobre a importância da Supervisão Pedagógica em duas instituições de educação da Região Autónoma da Madeira (RAM), sendo que uma é do setor público e outra do setor privado. O meu trabalho incidiu numa investigação científica, de natureza qualitativa, onde foram entrevistados dois diretores e dois supervisores de duas escolas de ensino básico, de natureza pública e privada, de dois diferentes estabelecimentos, através de entrevistas semiestruturadas. Após uma recolha efetiva dos dados procedi à análise dos mesmos utilizando uma perspetiva qualitativa do tipo descritivo, através do apuramento dos dados recolhidos entre as quatro entrevistas e subsequentemente o cruzamento entre os dados das entrevistas e os dados que foram recolhidos a priori para a análise de conteúdo. O objetivo deste trabalho é encontrar as variações inerentes aos processos da Supervisão Pedagógica e a sua relação com o desempenho da carreira docente em ambos os sectores público e privado, visando o discurso oficial e verificando a existência de alguma concomitância entre o que foi preconizado na teoria dos Modelos da Supervisão pedagógica e na sua prática. Como sabemos, cada vez é maior a complexidade da sociedade vigente e subsequentemente maior a complexidade das escolas, conceitos que se interligam pois uma está inerente à outra sendo que funcionam em “consonância”. A Supervisão não será uma “panaceia” mas poderá com certeza ajudar a colmatar algumas das lacunas que persistem no tempo.
This paper aims to give a broader view of the importance of Supervision in two RAM education institutions (Madeira) of which one is the public sector and one from the private sector. My work focused on scientific research, qualitative in nature, where they were interviewed two officers and two supervisors of the respective institutions of basic education in two different institutions, through semi-structured interviews. After an effective collection of data I proceed do analyze them using a qualitative perspective descriptive, through the collection of data collected from the four interviews and subsequently the crossing between the data from the interviews and the data were collected prior to analysis content. My objective will be to find the variations inherent in the processes of pedagogical supervision and its relationship with the performance of the teaching career in both the public and private sectors, seeking the official discourse and check if there is concurrence between what was recommended in the theory of models pedagogical supervision and practice. As we know increasingly more is greater complexity of current society and subsequently the greater the complexity of the schools, concepts that are interconnected as one is inherent to the other is operating in "line". Supervision will not be a "panacea" but it can certainly help bridge some of the gaps that persist over time.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/1853
Designação: Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

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