Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/575
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAntunes, Ana Maria Pereira-
dc.contributor.authorFreitas, Dina Maria Aguiar Capelo-
dc.date.accessioned2014-04-03T16:17:13Z-
dc.date.available2014-04-03T16:17:13Z-
dc.date.issued2014-04-03-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/575-
dc.description.abstractO quadro de honra afixado nas escolas tem como objetivo primordial, assinalar os alunos que se destacam pelas atitudes e pelos resultados obtidos em diversas áreas da sua formação humana, académica e social. Nesse sentido, espera-se que a prestação destes alunos se paute por desempenhos elevados nessas áreas ao nível da excelência. Deste modo, propomo-nos realizar um estudo procurando conhecer de forma mais aprofundada algumas das suas caraterísticas que possam contribuir para a sua elevada realização. O grupo de participantes é formado por 10 jovens do ensino secundário de uma Escola Básica e Secundária da Região Autónoma da Madeira, sendo três alunos do 10º ano, cinco alunos do 11º ano e dois alunos do 12º ano, que constam no quadro de honra no ano letivo de 2010/2011 e que se disponibilizaram a participar no estudo. Apresentamos os dados recolhidos através da administração individual de um teste de inteligência (WISC-III), uma bateria de aptidões (BPR-10/12) um teste de criatividade (TTCT) e uma entrevista semiestruturada. Na análise dos resultados discutimos pontos de convergência e de diferenciação entre os participantes nos vários parâmetros avaliados. Os resultados encontrados permitem-nos tecer algumas considerações tomando como referência a caraterização de alunos com altas habilidades e a caraterização de excelência académica. Assim, os resultados obtidos parecem apontar para níveis de desempenho heterogéneos considerando os parâmetros avaliados em termos individuais ou de grupo, destacando-se uma superioridade do desempenho intelectual e académico em relação ao criativo, e a presença de elevada motivação e esforço por parte dos alunos. Finalizamos, estabelecendo uma ponte entre os resultados obtidos, as questões de investigação e a fundamentação teórica, apontando linhas orientadoras para investigações futuras no âmbito da psicologia da educação ou, mais concretamente, no desenvolvimento da excelência académica.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectExcelência académicapor
dc.subjectAlunos e quadro de honrapor
dc.subjectPsicologia da Educaçãopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Artes e Humanidadespor
dc.titleAlunos dos quadros de honra e excelência académica: estudo de caso no ensino secundáriopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.disciplinePsicologia da Educaçãopor
thesis.degree.nameMestrado Em Psicologia da Educaçãopor
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoDinaFreitas.pdf785,58 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.