Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/1677
Título: Relatório de estágio realizado de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia
Autor: Freitas, Luís Miguel Vieira
Orientador: Lopes, Hélder Manuel Arsénio
Palavras-chave: Escola
Estágio pedagógico
Educação física
Formação
Transformação
School
Teaching practice
Physical education
Training
Transformation
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Data de Defesa: 6-Dez-2011
Resumo: Este relatório pretende documentar todo o processo de estágio pedagógico desenvolvido no ano lectivo de 2010/2011 na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia. O Núcleo de Estágio de Educação Física foi constituído por dois estagiários, uma orientadora da escola e um orientador da Universidade da Madeira. A nossa prática lectiva desenvolveu-se numa turma de 9º ano de escolaridade. Com a estrutura deste relatório pretendemos apresentar a análise das várias actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo, que se encontravam definidas nas linhas programáticas das actividades e avaliação do curso de Mestrado. O estágio constituiu-se como um processo global, no qual o trabalho desenvolvido contribuiu para crescimento e transformação dos docentes. Todo o processo inerente à sua concretização confirma, que só através das várias experiências e vivências, conseguimos adquirir competências que nos permitem estar melhor nas situações. Iniciamos este documento com uma breve introdução ao trabalho realizado, seguidamente da caracterização da entidade de acolhimento, procurando enquadrar o contexto em que estivemos a desenvolver o estágio. Desde a Prática Lectiva, passando pela Actividade de Intervenção na Comunidade Escolar, desenvolvendo as Actividades de Integração no Meio e Actividades de Natureza Científico – Pedagógicas Individual e Colectivas, demonstramos como cada uma destas partes influenciou o todo.
This report seeks to document the entire process of teaching practice developed in the academic year 2010/2011 in the Primary School 2nd and 3rd cycles Dr. Horácio Bento de Gouveia. The Physical Education core stage was formed by two interns, a school counselor and teacher at the University of Madeira. Our classroom practice has developed a class of 9 th grade. With the structure of this report we intend to present the analysis of the various activities throughout the school year, which were defined in the program guidelines and evaluation activities of the Master course. The internship was established as a global process, in which the work has contributed to growth and transformation of teachers. The whole process inherent in its implementation confirms that only through the various experiments and experiences, we acquire skills that allow us to be better in situations. We begin this document with a brief introduction to the work done, then the characterization of the host, trying to frame the context in which we have been developing stage. Since the teaching practice, through the intervention activities in the school community, developing activities and integration into the Nature of Scientific Activities - Pedagogical individually and collectively, demonstrate how each of these parts affect the whole.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/1677
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoLuísMiguelFreitas.pdf1,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.