Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/1660
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Ana José Aguiar-
dc.contributor.authorMendonça, Luísa Raquel Sargo-
dc.date.accessioned2017-10-06T15:06:17Z-
dc.date.available2017-10-06T15:06:17Z-
dc.date.issued2017-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1660-
dc.description.abstractO presente documento pretende descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico, no ano letivo 2016/2017 na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. Pretende-se deste modo fundamentar e refletir as opções metodológicas e didáticas realizadas nas seguintes áreas de intervenção: prática letiva, atividades de integração no meio e atividades de natureza científico-pedagógica. A prática letiva afirmou-se como uma das principais componentes do estágio, sendo possível atuar numa turma de secundário (12º ano) e numa turma de 2º ciclo (6ºano). Seguimos de forma cíclica as fases de planeamento, de realização, e de controlo e avaliação da nossa intervenção, sendo que a prática letiva englobou ainda a organização e conceção de um instrumento de observação para a assistência às aulas dos colegas de estágio e do orientador cooperante. As atividades de integração no meio englobaram a caraterização da turma e a ação de extensão curricular. A caraterização da turma tem como objetivo realizar uma análise minuciosa da turma, fundamental na gestão do processo ensino-aprendizagem. Na ação de extensão curricular procurou-se promover a interação entre os elementos do conselho de turma, alunos e encarregados de educação, através de uma atividade de promoção de um estilo de vida saudável e que contemplou o geocaching, o stand up paddle e a canoagem. As atividades de natureza científico-pedagógica tiveram como propósito fornecer aos professores ferramentas de trabalho, que os auxiliem na sua intervenção. O Estágio Pedagógico foi uma etapa de aprendizagem fundamental para a nossa formação enquanto professores, tendo sido uma experiência de grande cumplicidade e partilha pedagógica, que não incidiu apenas na lecionação das aulas, mas também englobou a capacidade de gerir e refletir processos, através da análise crítica de diversos fatores que permitissem tomar decisões mais coerentes de acordo com os objetivos propostos. Todo o Estágio Pedagógico teve por base promover transformações nos alunos, sendo que acreditamos que o Professor é um agente catalisador que promove a estimulação das potencialidades e o desenvolvimento das capacidades dos alunos com intuito de lhes fornecer ferramentas para que sejam capazes de se adaptar à sociedade de hoje e de amanhã.pt_PT
dc.description.abstractThis essay aims to explain and consider the activities developed throughout the term year of 2016-2017 at Gonçalves Zarco primary and secondary school during an Educational Placement. For that reason it is intended to justify and evaluate the methodological and didactic approaches carried out in the following areas: learner practice; environment focused activities and scientific–educational approaches. The learner practice was a crucial element of the educational placement which allowed acting in a year 8 and year 13 classes by monitoring, planning, implementing, and evaluating the intervention phases in a cyclic manner. The learner practice also incorporated the creation and organization of an instrument for observation of the fellow internships students and the supportive mentor. The activities of integration in the environment included the characterization of the class and the achievement of curricular extension. The characterization of the class is based on a detailed evaluation of the same which is vital in the management of the learning teaching process. In the curriculum extension action the aim was to promote interaction amongst class reps, students and guardians by means of a healthy lifestyle promotion that incorporated geocaching, stand up paddle and canoeing. The scientific -educational activities were designed to provide teachers with equipment that would further assist them in their intervention. The Educational Placement was an essential learning experience adding to our training as teachers. The EP proved to be an experience of great complicity and educational sharing which does not only involve teaching the pupils but also encompasses the ability to manage and reflect processes using critical analysis of several factors that allow for more coherent decision making in accordance with the established goals. On the whole the Educational Placement was established on the drive to incite transformations in each individual as Physical education is a resource where the teacher is believed to be the catalyzing agent that stimulates the potential and develops abilities that provide the pupils with skills to adapt to the current and upcoming society.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEstágio pedagógicopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectPrática letivapt_PT
dc.subjectEducational placementpt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectPhysical educationpt_PT
dc.subjectLearner practicept_PT
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarcopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT
dc.identifier.tid201720531pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoRaquelMendonça.pdf4,76 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.