Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/1530
Título: Relatório do estágio pedagógico na Escola Secundária de Francisco Franco
Autor: Melim, Inês Délia
Orientador: Lopes, Helder Manuel Arsénio
Simões, Joana Catarina Marques
Palavras-chave: Estágio Pedagógico
Educação física
Escola
Ensino-aprendizagem
Reflexão
Educational internship
Physical education
School
Teaching and learning
Reflection
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Data de Defesa: 12-Dez-2016
Resumo: Este relatório tem como objetivo refletir sobre todas as atividades que foram concretizadas durante o estágio pedagógico, realizado ao longo do ano letivo de 2014/2015, cuja escola escolhida para tal foi a Escola Secundária de Francisco Franco. O estágio pedagógico é composto por diversas componentes. A prática letiva foi a componente mais extensa do estágio, pois era necessário gerir as tarefas docentes implicando grande gestão de todo o processo ensino-aprendizagem. A assistência às aulas foi uma mais-valia, enquanto professores, pois através desta adquirimos competências enquanto observadores para, posteriormente, serem confrontadas com outras estratégias e modelos de ensino adotados para as aulas a lecionar. Existem outras componentes curriculares a considerar, tais como a caraterização de turma e o estudo caso. Para além das componentes curriculares também tivemos complementos curriculares, tais como a ação de intervenção na comunidade escolar, a atividade de extensão curricular e ainda as atividades de natureza cientifico-pedagógica. Este relatório é composto por 10 capítulos, onde procuramos refletir de forma crítica todas as componentes anunciadas anteriormente. Com este relatório, pretende-se mostrar todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo, enquadrando e analisando cada componente desenvolvida, justificando todas as atividades desenvolvidas visando sempre melhores resultados.
This report aims to reflect on all the activities that were implemented during the educational internship, carried out through the school year of 2014/2015, the school chosen for this was the High School of Francisco Franco. The educational internship consists of several components. The teaching practice was the most extensive component of the internship, it was necessary to manage the teacher’s tasks, thus involving a greater management of the entire teaching/learning process. Class attendance was an asset, as teachers, as through these we acquired competence as observers, so as to later be confronted with other teaching strategies and models adopted in lessons to teach. There are other curriculum components to consider, such as the class characterization and the case study. In addition to the curriculum components we also had curricular supplements, such as the active intervention in the school community, curriculum extension activities and activities of a scientific-educational nature. This report consists of 10 chapters, where we try to critically reflect on all previously declared components. With this report, we intend to show all the work done during the school year, framing and analysing each developed component, justifying all the activities and always aiming for better results.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/1530
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoInês Délia Melim.pdf2,57 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.