Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/1529
Título: Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
Autor: Silva, Luís Carlos Andrade da
Orientador: Lopes, Helder Manuel Arsénio
Simões, Joana Catarina Marques
Palavras-chave: Estágio Pedagógico
Educação física
Docente
Processo ensino-aprendizagem
Adaptação
Transformação
Teaching practice
Physical education
Teacher
Teaching-learning process
Adaptation
Transformation
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Data de Defesa: 5-Dez-2016
Resumo: O presente documento foi elaborado no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Física, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco no ano letivo 2015/2016, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Com a realização do Relatório de Estágio, pretendemos efetuar uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico. O objetivo principal é expor e refletir sobre todas as atividades realizadas e as decisões tomadas, assim como os aspetos que tivemos em consideração para a escolha das mesmas, realizando para cada ação uma análise em função dos objetivos traçados. Numa primeira fase procurámos conhecer melhor o contexto onde íamos desenvolver a nossa prática letiva com a caraterização da escola, de modo a adequarmos a nossa intervenção em função das necessidades dos alunos e dos objetivos que definimos, tendo por base as recomendações do Grupo de Educação Física da escola e do Programa Nacional de Educação Física. Numa segunda fase, definimos e operacionalizamos algumas atividades na prática letiva, nas atividades de complemento curricular e de natureza cientifico-pedagógica, contribuindo para uma formação eclética dos alunos e para a nossa formação enquanto docentes, com o intuito de melhorar o processo de Ensino-Aprendizagem. O Estágio Pedagógico colocou-nos perante um conjunto diversificado de tarefas que solicitaram adaptações, pelo que com a utilização de instrumentos e metodologias adequadas, possibilitaram a tomada de decisões mais ajustadas e consequentemente tornar os processos mais eficazes. Em suma, consideramos que o Estágio Pedagógico é uma etapa fundamental na formação docente, na medida em que nos permitiu experienciar a realidade desta profissão, atendendo à diversidade e à quantidade de atividades a realizar, o que possibilitou uma maior interação e consequentemente uma melhor relação com toda a Comunidade Educativa, transformando-a de forma positiva, mas também o professor ao nível profissional e pessoal.
This document was prepared under the teaching practice in Physical Education held at Francisco Franco Secondary School in the 2015/2016 school year, in order to obtain the degree of Master in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education. With this Internship Report, we intend to make a reflection about the work done during the Teaching Practice. The main objective is to expose and reflect on all the activities and decisions taken, as well as aspects that we considered for their choosing, doing a reflection for each action according to the goals set. First we tried to know better the context where we would develop our teaching practice by the school's characterization, in order to adjust our intervention according to the students ‘needs and the goals we have set, based on the recommendations of the Group of School Physical Education and the National Program of Physical Education. In a second phase, we define and operationalize some activities in teaching practice, in complement curricular activities and scientific-pedagogical nature, contributing to students training and for our training as teachers, in order to improve the process of teaching-learning. The Teaching Practice put us before a diverse set of tasks that required adjustments, so by the use of appropriate tools and methodologies, allowed to take more adjusted decisions and consequently become the processes more effective. In short, the Teaching Practice is a fundamental stage in teacher training, once allowed us to experience the reality of this profession, the diversity and quantity of activities to be carried out, which allow us to have a more interaction and consequently a better relationship with all the educational community, transforming it into a positive, but also the teacher to the professional and personal level.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/1529
Designação: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoLuísCarlosSilva.pdf3,72 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.