Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/1142
Título: Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
Autor: Bárbara, Albino Emanuel Paulino da Silva Freire
Orientador: Lopes, Helder Manuel Arsénio
Simões, Joana Catarina Marques
Palavras-chave: Educação física
Ensino básico
Ensino secundário
Estágios pedagógicos
Escola
Prática pedagógica
Actividades escolares
Actividades integradas
Actividades em ciências
Ensino-aprendizagem
Reflexão
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Sociais
Data de Defesa: Set-2015
Resumo: Este relatório visa analisar criticamente todas as ações que foram concretizadas durante o estágio pedagógico, realizado ao longo do ano letivo 2014/15, na Escola Secundária de Francisco Franco. O estágio pedagógico é constituído por diversas componentes. A prática letiva foi a mais extensa, sendo que as tarefas docentes implicaram a gestão do processo ensino-aprendizagem durante as fases de pré-impacto, impacto e pós-impacto. A assistência às aulas constituiu uma mais-valia para adquirirmos competências enquanto observadores, e para confrontarmos outras estratégias e modelos de ensino. Além da prática letiva, há a considerar outras componentes curriculares, nomeadamente a caracterização da turma e o estudo de caso. As restantes componentes surgem como complementos curriculares, tais como a atividade de extensão curricular, ação de intervenção na comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. O presente relatório é constituído por 10 capítulos, nos quais procuramos analisar criticamente as atividades referenciadas nos dois parágrafos anteriores. Não pretendemos que seja encarado como o mero descritivo da soma das várias ações, mas sim como uma ação global que ocorreu em vários níveis de intervenção, todos eles com um considerável contributo para a nossa formação docente. A elaboração deste relatório não pretende emergir como uma ode ao trabalho realizado no decurso do ano letivo, mas almeja enquadrar e analisar criticamente esse mesmo trabalho, justificando as decisões tomadas e apresentando sugestões, com vista à melhoria do caminho que percorrido.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/1142
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos ásico e Secundário
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoAlbinoBárbara.pdf2,96 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.